VER MAIS

Resumo: O objetivo geral do presente estudo é refletir sobre os desafios e ações de EA que nos encaminham a uma nova situação de adaptação, resiliência e enfrentamento possíveis, em tempos dessa pandemia global e da continuidade da crise climática. Especificamente, pretende-se dialogar sobre as possibilidades que podem orientar os caminhos da EA nesse novo mundo e novo tempo pós-pandemia; examinar as consequências do modelo capitalista hegemônico, sobre as questões socioambientais; e apresentar percepções e observações das educadoras e educadores ambientais, autores deste trabalho, frente aos desafios de oferecer, aos estudantes, aulas e atividades on-line no contexto escolar de isolamento social.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Crises; Pandemia; Resistência.

VER MAIS

Resumo: O presente artigo tem como foco discutir as ações de Educação Ambiental sobre consumismo, desenvolvidas pelo Programa Terra Limpa – Educação Ambiental, em Balneário Camboriú. A presente pesquisa tem como objetivo geral enunciar as ações de Educação Ambiental que vêm sendo desenvolvidas pelo Programa, em torno do consumismo. Especificamente este artigo tem como objetivos os seguintes: apontar as ações previstas nesses documentos; e compreender de que forma são desenvolvidas. A partir do que foi possível observar com este estudo, a reflexão sobre as ações de Educação Ambiental pode apontar novas possibilidades para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e fortalecidos para exercerem sua cidadania.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Consumismo; Resíduos Sólidos.

VER MAIS

Resumo: Este artigo apresenta o relato de uma Formação Continuada em Educação Ambiental (EA) com educadores e educandos da Rede Estadual de Santa Catarina. O objetivo geral é refletir em torno desta prática pedagógica desenvolvida durante a formação, estimulando a potência da vida e o reencontro com o cuidado. E especificamente refletir as práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas em torno do trabalho com as hortas escolares; proporcionar o reencontro com o cuidado, permeado pelo contato com a terra, com as pessoas e com o ambiente. Com este estudo compreendeu-se que a permacultura possibilitou aos participantes reverem o espaço escolar, as relações vivenciadas, bem como os métodos de cultivo de plantas e manejo do solo.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Formação continuada. Educação Biocêntrica.

VER MAIS

Resumo: Neste artigo, apresentam-se fundamentos e princípios da hermenêutica e suas contribuições para a pesquisa e para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental. A partir de leitura exploratória, revisão de literatura, e no aporte teórico de autores(as) como Gadamer (1999), Passos e Sato (2002), Carvalho, Grün e Avanzi (2009) e Pereira (2016), apresenta-se a hermenêutica, e sua relevância para a pesquisa em Educação Ambiental. Para isso, a hermenêutica é trazida como possibilidade de percepção ambiental, enunciando a importância da ampliação dos horizontes compreensivos para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental. Conclui-se que a hermenêutica apresenta-se como uma vertente epistemológica frutífera para as pesquisas e para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental. 

Palavras-chave: Educação Ambiental. Hermenêutica. Pesquisa qualitativa.  

VER MAIS

Resumo: A presente pesquisa teve como foco as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelo Programa Terra Limpa – Educação Ambiental (PTL), em Balneário Camboriú-SC. O objetivo geral foi compreender como o referido Programa traduz a Política Municipal de Educação Ambiental, no desenvolvimento de ações para a formação de um sujeito responsável ambientalmente. Especificamente, pretendeu-se reconhecer e interpretar o que é o PTL e como se dá o planejamento e o desenvolvimento das ações deEA; compreender a concepções de estudantes quanto ao desenvolvimento de ações de EA; reconhecer os referenciais teóricos que fundamentam as práticas do Programa Terra Limpa; compreender a concepção das educadoras ambientais quanto aos obstáculos e avanços do Terra Limpa.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Programa Terra Limpa. Política Municipal. Consumo consciente. Consumismo. 

VER MAIS

Resumo: As universidades, como promotoras e responsáveis pelo processo de construção do conhecimento e formadoras de valores, assumem importante papel na promoção da responsabilidade socioambiental frente à crise ambiental (LEFF, 2010). A ambientalização curricular e a internalização da cultura de sustentabilidade compreendem a integração de conhecimentos, critérios e valores nos currículos universitários no intuito de educar para a sustentabilidade socioambiental.

Palavras-chave: ambientalização curricular; sustentabilidade;  

VER MAIS

Resumo:A presente envolveu os docentes de uma escola estadual do município de Balneário Camboriú, Santa Catarina. A Educação Ambiental tem papel importante na formação de cidadãos comprometidos com a problemática da sustentabilidade socioambiental local e global, e o objetivo geral deste estudo foi conhecer as concepções dos docentes sobre as ações de Educação Ambiental e de Sustentabilidade que vêm sendo desenvolvidas na Escola. Como instrumento de coleta de dados, desenvolveu-se um questionário sobre ambientalização e sustentabilidade para educação básica. Após a coleta dos dados, foi possível observar que as poucas ações são realizadas de forma fragmentada, e que há uma dependência por parte dos docentes de que estas ações sejam determinadas pelo governo. 

Palavras-chave: espaços educadores sustentáveis; educação ambiental; educação básica